These promotions will be applied to this item:
Your Memberships & Subscriptions

Download the free Kindle app and start reading Kindle books instantly on your smartphone, tablet or computer – no Kindle device required.
Read instantly on your browser with Kindle for Web.
Using your mobile phone camera, scan the code below and download the Kindle app.
Image Unavailable
Colour:
-
-
-
- To view this video, download
é (Portuguese Edition) Kindle Edition
鶹
Novo romance da autora do fenômeno Tudo é rio, é retoma a escrita brilhante e contagiante de Carla Madeira, que desperta todo tipo de emoção no leitor.
Carla Madeira cria personagens que parecem estar vivos diante de nós. As emoções que sentem são palpáveis e suas reações, autênticas. Temos a sensação de conhecê-los de perto, inclusive as contradições e os pontos cegos. Tal virtude é evidente em seu livro de estreia e grande sucesso, Tudo é rio (2014), mas também no livro seguinte, A natureza da mordida (2018).
Os personagens de é, este seu novo romance, possuem a mesma incrível força vital. Mas se em Tudo é rio Carla os criou com poucas pinceladas e traços incisivos, aqui, para delinear suas personalidades, ela opta por uma superposição de camadas psicológicas. Se antes eles primavam por temperamentos drásticos — capazes de extremos de paixão, ciúme, ódio e perdão —, aqui a estratégia gradativa de composição confere-lhes uma dose maior de mistério, sugerindo ao leitor antecipações que só aos poucos se confirmam, ou não. A força emocional continua existindo, porém está menos visível, o que deixa a atmosfera ainda mais carregada de suspense e tensão.
A narrativa começa com a pergunta: como se chega ao extremo? Vedina, uma mulher destroçada por um casamento marcado pelo desamor, em um momento de descontrole abandona seu filho e, imediatamente arrependida, volta para o lugar onde o deixou e não encontra quaisquer vestígios de sua presença. Este é o acontecimento nuclear da trama que expõe as entranhas de uma família – pai alcóolatra, mãe controladora, irmãos gêmeos tensionados pelas diferenças – que, como tantas outras famílias, torna-se um lugar onde as singularidades de cada um não são acolhidas, criando rachaduras por onde a violência se infiltra.
Contada em dois tempos, o dia do abandono e os dias que vieram antes dele, o romance avança como duas ondas até que elas se chocam e se iluminam. O leitor se vê diante de um espantoso presente que expõe o quanto as palavras são capazes de inventar a verdade.
"O tempo flutua invisível e em espesso presente. Nada apodrece sem ele. Nada floresce. Nada se torna amável. Nenhum ódio viceja. Nenhuma umidade seca. Nenhuma sede cede. As tempestades não inquietam nele ventos, as avalanches não podem soterrá-lo, a perplexidade não o paralisa, o mal não o ameaça e o bem não faz com que se demore. Mas eis que um acontecimento, um único acontecimento, captura o tempo e o aprisiona."
- LanguagePortuguese
- PublisherRecord
- Publication dateOct. 26 2021
- Reading age14 years and up
- File size4.8 MB
More items to explore
- Nas famílias, desiste-se muito das palavras para evitar exílios e, assim, nascem desertos.Highlighted by 6,450 Kindle readers
- E uma mulher não deve se enganar quanto a isso: se é preciso força para tocar no amor de um homem, melhor deixá-lo. Mil vezes: melhor deixá-lo.Highlighted by 5,563 Kindle readers
- Mas quando se quer um pouco de afeto, qualquer migalha é afeto. E pensar em razões mais razoáveis só atrapalha.Highlighted by 5,277 Kindle readers
- Não era apenas eles que sentiam saudade, era a saudade que os fazia sentir.Highlighted by 3,627 Kindle readers
Product details
- ASIN : B09H9G4H1P
- Publisher : Record
- Accessibility : Learn more
- Publication date : Oct. 26 2021
- Edition : 1st
- Language : Portuguese
- File size : 4.8 MB
- Screen Reader : Supported
- Enhanced typesetting : Enabled
- Word Wise : Not Enabled
- Print length : 249 pages
- ISBN-13 : 978-6555873825
- Page Flip : Enabled
- Reading age : 14 years and up
- 鶹 Rank: #74,600 in Kindle Store (See Top 100 in Kindle Store)
- #13 in Literature & Fiction in Portuguese
- #456 in Other Foreign Languages
- #3,340 in Literary Fiction eBooks
- Customer Reviews:
About the author

Discover more of the author’s books, see similar authors, read book recommendations and more.
Customer reviews
Top reviews from Canada
There was a problem filtering reviews. Please reload the page.
- Reviewed in Canada on April 2, 2024Verified PurchaseMUST READ book. Carla Madeira again...impressed me with her writing
- Reviewed in Canada on September 21, 2023Verified PurchaseQue livro incrível! ❤️❤️❤️
Mal acabei e quero ler de novo. Visceral, profundo, me levou pra dentro de mim. Recomendo
Top reviews from other countries
- stefanie mainstoneReviewed in the United Kingdom on November 30, 2024
3.0 out of 5 stars For advanced Portuguese learning
Verified PurchaseA great book to read aloud as you’ll have plenty of opportunity to learn new words and practice pronouncing all sorts, while also hearing an interesting and gripping story with deep characters and a good plot. However it felt a little too long and roundabout to me, although maybe that’s something being lost in translation.
-
Mary MSReviewed in Australia on January 9, 2025
5.0 out of 5 stars Leitura me prendeu do começo ao fim
Verified PurchaseMeu livro favorito da Carla Madeira. A forma como ela escreve nos prende, conecta e envolve com os personagens. Devorei o livro.
-
marcela buenoReviewed in Spain on March 21, 2025
5.0 out of 5 stars O enredo
Verified PurchaseUma história além da ficção.
-
Flávia LopesReviewed in Brazil on May 15, 2024
5.0 out of 5 stars Eu não estou nada bem.
Verified PurchaseFui dormir muda e acordei cadala, de tanto choque e indignação.
Esse é o segundo livro que leio da Carla Madeira e nada me preparou pra quando ele me desestabilizou.
Como já era de esperar, essa história passeia muito por emoções e ações muito humanas, a Custódia desde muito cedo foi muito podada, por ser a única filha mulher em uma família muito conservadora. Tudo isso acarretou que abraçasse a primeira oportunidade de se casar, para sair da casa dos pais.
Mesmo vivendo um casamento sem amor, sem parceria, sem absolutamente nada que um bom relacionamento precisa para se estruturar, ela se arrasta pelos dias como se essa fosse a melhor e única opção, aquele era o grande desejo de Deus pra vida dela e como uma boa serva, ela seguia persistente a base de orações.
Quando as coisas parecem que vão melhorar, toda essa ausência de sentimentos é ocupada com ódio e rancor, por conta de uma decisão tomada por mágoas.
Esse livro conta com dois pontos de vista, um do passado e um do presente (que se passa praticamente em um único dia).
O início mesmo sendo triste e denso, me fez ter certeza que esse livro seria bem vai leve que “Tudo é Rio”, mas parece que eu me enganei (risos), os acontecimentos mais pesados acontecem nas últimas 50 páginas de livro e foi o suficiente para me gerar angústia e uma crise de ansiedade.
Foi sufocante num nível que eu não esperava, o primeiro livro que li dela, me trouxe muita dor e desespero, mas esses momentos eram sempre quebrados por um capítulo mais leve, essa brincadeira de sentimentos que a autora faz, é uma analogia ao rio (que tem partes mais agitadas, mais calmas, mais baixas e mais altas).
Mas nesse, as coisas mais densas aconteceram aos poucos e depois tudo de uma vez, o que me deixou fisicamente mal, chegou um momento que eu só queria abandonar, mas a curiosidade pra saber o que ia acontecer era melhor.
Não sei se foi proposital, mas nesse livro a narração em 3° pessoa tem voz ativa e tem seu próprio ponto de vista, a Carla continua tratando de assuntos pesados e os personagens não tomam as atitudes, que nós pessoas de fora, julgamos como apropriadas.
Só que dessa vez, a narradora não personagem faz muitos comentários sobre os temas, deixando mais explícito o posicionamento da autora sobre tudo. Não sei se ela fez de propósito, mas grande parte dos debates levantados no livro anterior pelos leitores, ela traz de volta nesse, mas agora de uma forma mais explícita, enquanto “Tudo é Rio” ela deixa muito em aberto as interpretações, aqui ela direciona o leitor em uma linha de raciocínio.
Eu gostei muito dos temas abordados, família, amizade, maternidade, irmandade, religiosidade excessiva, exaustão…
Fiz a leitura compartilhando os meus humildes comentários com spoiler, a escrita da Carla continua sendo o ponto alto de tudo. Compartilhei minha leitura com a minha amiga que já tinha lido e na reta final a minha única reação foi não ter reação, tive que dormir para organizar melhor meus pensamentos.
Enfim, ainda prefiro “Tudo é Rio”, mas esse sem dúvida é o que aborda temas que me interessam mais e que me deixou ansiosa pra saber o que iria acontecer no final. Quando os capítulos do passado e do presente se encontram, muitas coisas fazem sentido. É uma leitura cheia de culpa, de julgamento e de empatia.
Li sem pressa, tracei metas de dois capítulos por vez, estava lendo outros livros no momento, então não era todo dia que eu lia, por conta disso demorei mais do que provável pra um livro curto.
Mas agora eu entendi aquela trecho da live da Bel Rodrigues: "é do que, Carla Madeira? Do meu enterro, da minha morte, do meu colapso? Não chorei, não me tremi. Simplesmente senti um vazio, preenchendo todo o meu corpo e pensei: o que estou fazendo aqui? No mundo?" Até agora sento esse vazio só de lembrar.
Quero muito ler “A Natureza da Mordida”, porque eu vi um vídeo de indicação que começava assim “Dizem que o império romano de toda menina, é a forma abrupta que a amizade com a primeira melhor amiga dela acabou” isso foi o suficiente pra me convencer (risos), não sei quando, mas vou ler.
Aí Flávia, você vai ler outro livro dela, você se odeia ou se ama? Analisando minhas últimas leituras (tirando os romances de "tira gosto") tô começando a achar que me odeio mais do que eu imaginava.
obs. Muito obrigada padre, por ser o alívio no meio de todo aquele drama (risos), Abel, saiba que nada brilha em você, apenas minha raiva. Carla, entre na minha casa e escreva mais livros de gente problemática.